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E-mail institucional

Caso esteja sendo redirecionado para outro lugar, acesse em um navegador diferente (Chrome, Microsoft Edge, Firefox, etc) ou abra uma guia anônima.



 

Você deve acessar o site www.etec.sp.gov.br e clicar na guia Office 365 Online e na sequência em Teams. O acesso é feito com o e-mail institucional. Ao acessar o MS Teams, você pode baixar o Aplicativo para Desktop, iOS e Android se não quiser utilizar o navegador da Web.

Você deve solicitar isso na sua escola. A escola que deverá solicitar a mudança de nome e de e-mail. Esta mudança é para todos os sistemas com base Microsoft, E-mail, OneDrive e Teams.
Você deve solicitar isso à sua escola. A escola que deverá solicitar a mudança de nome e de e-mail. Esta mudança é para todos os sistemas com base Microsoft, E-mail, OneDrive e Teams.

Quando o usuário não sabe qual é sua conta de e-mail institucional ele pode descobrir a conta também pelo site www.etec.sp.gov.br clicando em: E-mail institucional e, depois, em "Qual é o meu e-mail?"  lá, o usuário deverá informar o CPF e, se existir um e-mail para o referido CPF, uma mensagem será enviada ao e-mail pessoal do usuário.


  1. Todo aluno e professor tem acesso a uma conta de e-mail institucional;

  2. Existe um sistema chamado de SYSMAIL (https://sysmail.cps.sp.gov.br) que realiza a gestão destas contas (ele funciona integrado ao NSA/SIGA Etec, SIGURH) e

  3. Os diretores da unidade têm acesso a este sistema, podendo gerenciar as contas da unidade (solicitando redefinição de senhas, por exemplo).       



        Cada um tem prerrogativas diferentes no sistema:




  • O Diretor (com a conta e000dir@cps.sp.gov.br) tem acesso geral;

  • O Diretor de Serviço da área administrativa (com a conta e000adm@cps.sp.gov.br) tem acesso a docentes, funcionários e estagiários;

  • O Diretor de Serviço da área acadêmica (com a conta e000acad@cps.sp.gov.br) tem acesso aos alunos e

  • Existe ainda um acesso para a TI da unidade, ou para um responsável local na unidade (e000ti@cps.sp.gov.br ou local).



 

Não existe ativação, após receber a mensagem com os dados de acesso ao e-mail institucional, basta acessar o www.etec.sp.gov.br e clicar em e-mail institucional e em acesso ao e-mail e informar as credenciais de acesso.

Para acessar e-mails diferentes simultaneamente, abra cada e-mail em um navegador diferente (Chrome, Microsoft Edge, Firefox, etc) ou abra uma guia anônima.

Para redefinir a senha do e-mail institucional, abrir o site, www.etec.sp.gov.br, em seguida abrir na opção e-mail institucional a opção (Redefinir senha). Informar seu CPF e seu e-mail institucional e clicar em Enviar e-mail, o sistema enviará, por questões de segurança, para o e-mail pessoal cadastrado, a confirmação de solicitação de redefinição de senha. Etec NSA: Acessar o portal do NSA em https://nsa.cps.sp.gov.br e na tela inicial, no quadro laranja, clicar em: Solicitar troca da senha.

A redefinição de senha pode ser solicitada diretamente pelo usuário (aluno e professor) pelo site www.etec.sp.gov.br clicando em "E-mail institucional" (Fig.1) e, depois, em "Redefinir senha" (Fig. 4). A redefinição é feita em duas etapas (por segurança):




  • Primeira etapa: solicitado o CPF e o e-mail institucional e é enviado um e-mail para a conta de e-mail pessoal do aluno e 

  • Segunda etapa: clicar no link recebido por e-mail para confirmar a solicitação de redefinição. Basta confirmar e um novo e-mail será enviado, para a conta pessoal, com a nova senha. Este processo pode acontecer em até 24 horas pois depende da quantidade de solicitações realizadas, mas geralmente ocorre de 10 a 20 minutos.

O sistema de e-mail é automático neste caso, ou seja, ele bloqueia as tentativas por algumas horas. Neste caso você deverá esperar a mensagem mudar e a tentativa de acesso ser liberada novamente.
Isso normalmente ocorre por sua conta ter sido incluída na BlackList por envio de Spam, você deve enviar uma solicitação de desbloqueio para a secretaria da sua escola.
Primeiro você deve ter certeza que está digitando corretamente a nova senha, deve-se tomar cuidado com o uso do copiar e colar (CTRL-C + CTRL-V) pois este comando pode inserir um espaço em branco no final da sequência copiada. Em segundo lugar, o link tem validade de 24 horas e essa validade pode ter expirado, neste caso será necessário fazer uma nova solicitação de redefinição de senha.
Primeiro você deve verificar sua caixa de e-mail pessoal, inclusive no Spam, no Lixo eletrônico e na Lixeira, caso não encontre nada lá, você deve verificar se o e-mail pessoal cadastrado está correto (no sistema acadêmico Siga/NSA), se estiver incorreto, ver pergunta sobre "O que fazer quando o meu e-mail pessoal não está correto?" . Se tudo estiver correto e mesmo assim você não recebeu, você deve entrar em contato com a secretaria acadêmica da escola. Lembrando que em época de muitas solicitações este envio pode demorar até 8 horas.
Primeiro você deve verificar sua caixa de e-mail pessoal, inclusive no Spam, no Lixo eletrônico e na Lixeira, caso não encontre nada lá, você deve verificar se o e-mail pessoal cadastrado está correto (no sistema acadêmico Siga/NSA), se estiver incorreto, ver pergunta sobre "O que fazer quando o meu e-mail pessoal não está correto?"). Se tudo estiver correto e mesmo assim você não recebeu, você deve entrar em contato com a secretaria acadêmica da escola. Lembrando que em época de muitas solicitações este envio pode demorar até 8 horas.

Neste caso o CPF informado não foi localizado na base de contas do e-mail institucional, você deve procurar sua escola para verificar a situação de sua conta e de seu cadastro no sistema acadêmico Siga/NSA.

Você deve entrar em contato com sua escola para fazer a correção desta informação. É importante informar sempre seus dados e onde a informação está incorreta: Sistema Acadêmico Siga/NSA ou Sistema de E-mail.

Você deve entrar em contato com sua escola para fazer a correção desta informação. É importante informar sempre seus dados e onde a informação está incorreta: Sistema Acadêmico Siga/NSA ou Sistema de E-mail SysMail https://sysmail.cps.sp.gov.br.

Etec Siga: Neste caso você deve entrar em contato com sua unidade para que a secretaria faça a alteração do seu e-mail pessoal. Etec NSA: O aluno pode alterar o e-mail pessoal diretamente no portal do NSA em https://nsa.cps.sp.gov.br no menu Cadastro/Dados Pessoais. Será enviado uma confirmação para o e-mail novo do aluno onde ele deve clicar no link. Após a confirmação o NSA envia a alteração para o Sysmail.

Você deve entrar em contato com sua escola para fazer a correção desta informação. É importante informar sempre seus dados e onde a informação está incorreta: Sistema Acadêmico Siga/NSA ou Sistema de E-mail.

O SigURH gerencia a criação de contas, solicitando e-mail logo após a contratação. Para professores que não possuem o e-mail (ou não se recordam): O Diretor de Serviço da área administrativa pode acessar o SIGURH e verificar se o docente tem ou não e-mail institucional (dúvidas sobre este procedimento, consultar tutorial enviado em 2019). O Diretor de Serviço da área administrativa pode consultar o SysMail para verificar se uma conta foi atribuída a ele, mesmo estando sem conta no SigURH. Caso não localize a conta entrar em contato com a equipe de gestão suporte@etec.sp.gov.br.

Normalmente esta solicitação demora de 5 a 20 minutos, mas em momentos de muita procura pode demorar, consideravelmente mais. Neste período de quarentena chegou a demorar 8 horas.
Você deve enviar uma solicitação para a secretaria acadêmica da sua escola para que eles solicitem o desbloqueio.
Se for bloqueio por excesso de tentativas de digitar a senha, veja a pergunta "Errei a senha muitas vezes e bloqueei a conta, o que fazer?" e se for conta bloqueada, veja a pergunta "Tento acessar minha conta e aparece a mensagem que a conta foi bloqueada e que devo entrar em contato com o administrador. O que devo fazer?".